OS FUNDOS IMOBILIÁRIOS VÊ RECEITAS DESPENCAREM 60%
<script async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-5340876285100125"
crossorigin="anonymous"></script>
O fundo imobiliário Rio Bravo Renda Residencial (RBRS11) sofrerá um impacto negativo na sua rentabilidade no curto prazo devido ao término de um mecanismo de renda garantida que estava atrelado à aquisição do empreendimento Cyrela For You Paraíso, situado na cidade de São Paulo. Porém, a expectativa é que esse efeito seja passageiro.
“A Rio Bravo confia que a receita imobiliária oriunda das operações iniciará baixa e tende a aumentar gradativamente, à medida que o imóvel seja aprimorado”, declarou a gestão do fundo em fato relevante publicado na noite de segunda-feira (22).
A receita citada virá do aluguel das unidades e também da eventual venda de parte do portfólio. Das 261 compradas, o fundo informou que 24 já foram vendidas.
| Imagem de freepik |
O fundo fez um péssimo negócio ao comprar 261 apartamentos do Cyrela For You Paraíso, em São Paulo. A construtora Cyrela, que já é conhecida por atrasar e entregar obras de má qualidade, ainda enganou o fundo com uma renda garantida que durou apenas um ano. Depois de receber os imóveis, o fundo viu sua receita cair drasticamente e ainda teve que pagar juros altíssimos pelos CRIs que usou para financiar a compra.
O fundo se endividou com juros absurdos de IPCA mais 9,5% ao ano, que terão que ser pagos até fevereiro de 2024, sem nenhum período de carência. Isso significa que o fundo vai gastar R$ 0,21 por cota todo mês só para pagar os juros, segundo o próprio fato relevante.
E para que serviu todo esse dinheiro? Para comprar imóveis que ninguém quer, e que ainda precisaram ser mobiliados e equipados pelo fundo. A ideia é alugar esses apartamentos por curtos períodos, mas quem vai querer ficar nesse lugar, com tantas opções melhores no mercado?
O fundo conseguiu vender 24 apartamentos do Cyrela For You Paraíso, em São Paulo, por um preço exorbitante de R$ 15 mil o metro quadrado. Um valor 48% maior do que o praticado na região e 30% maior do que o pago pelo fundo em novembro de 2020. Um lucro extraordinário para os cotistas, que se beneficiaram da alta demanda por imóveis de luxo na capital paulista.
| Imagem de dit26978 no Freepik |
A gestão do fundo afirma que continua buscando as melhores oportunidades de venda, com rentabilidade e prazo adequados.
Comentários
Postar um comentário